domingo, 12 de julho de 2009

Grécia antiga...

Oi gente!
Veja a seguir um trabalho que fiz sobre a Grécia. Nos próximos dias vou postando o resto. O pedaço de hoje fala sobre a civilização grega.


A Grécia antiga é conhecida pelos gregos, como Hélade. Os habitantes do país se ocupavam nas terras banhadas pelo Mar Mediterrâneo.

Os primeiros povos se fixaram na região por volta de 6000 a. C. Vindos pelo mar. Eles fundaram as primeiras aldeias onde exista a criação de animais e agricultura.

Um dos últimos grupos a chegar à Grécia foi os dórios entre 1100 a.C e 800 a.C. Com a chegada desse povo no local, ocorreram muitas mudanças. A arte e o artesanato quase sumiram.

Genos

Em cada aldeia camponesa existia uma grande família rural. Os membros dessa família acreditavam que eram descendentes de um mesmo ancestral. Esses eram os genos. Eram dirigidas pelos gerontes. A população viva de rebanho e agricultura. Por volta de 800 a.C as famílias foram crescendo e formaram as cidades - Estados, chamadas também de polis.

Literatura, poesia e língua grega

O grego pode ser considerado a língua que deu mais influência aos países ocidentais.

As histórias narrativas são as mais antigas na literatura grega. Com o passar do tempo, outros temas foram sendo ampliados, com isso, atraindo milhões de pessoas ao longo dos séculos.

A poesia grega até hoje é apreciada. O poeta Homero escreveu duas poesias conhecidas no mundo todo, a Odisséia e a Ilíada. Os historiadores acreditam que na Grécia os poemas não eram escritos como nos dias de hoje, mas eram poemas populares que eram falados. Só mais tarde é que passaram para o papel. Os poemas contam feitos heróicos dos gregos.

Arte: teatro e esculturas

O teatro foi um dos componentes mais importantes para arte grega. O teatro veio da religião, a partir de uma festa que se homenageava o deus Dioniso. Essa festa chamava Dionisíaca e acontecia todo ano. Também se acredita que o teatro vem dos sacrifícios de cabras. Só existia as peças de comédia e tragédia.

Os atores das peças eram apenas homens, pois na Grécia as mulheres eram inferiores aos homens. Os personagens usavam máscaras chamadas de persona, a palavra personagem vem da aí. As peças eram feitas em locais abertos para propagar o efeito sonoro. Na platéia tinha homens, crianças e mulheres. As peças eram acompanhadas pelo som do coral e por instrumentos musicais. As peças teatrais eram feitas nos teatros e as peças de música eram feitas no Odeon. O teatro fazia parte da educação.

Os atores e o coro ficavam em um círculo, que hoje chamamos de palco. Ao redor ficava as arquibancadas. Os teatros gregos lembram um estádio de futebol. Alguns autores de peças de tragédia da Grécia são o Ésquilo, Sófocles e o Aristófanes.

Um dos teatros da Grécia antiga mais famosos é o Teatro Epidauro, que tem capacidade para dezessete mil pessoas. Foi construído em 350 a.C em Peloponeso.

As esculturas eram na maioria das vezes representações de deuses ou deusas e heróis. Aquelas tinham que ter proporcionalidade e perfeição para serem consideradas bonitas. As esculturas helenísticas são aquelas que mostram o sofrimento e a dor. Os gregos glorificavam o ser humano nas esculturas. Praxísteles é conhecido pela perfeição que esculpia a figura humana.


Nenhum comentário: